segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O processo de libertação

Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8.31,32;

Quando Jesus declarou que o caminho da genuína liberdade estava acessível pelo conhecimento da verdade não somente desejava expressar uma ideia filosófica e inspiradora, mas elucidar um processo abençoador para o seu povo. Exatamente isso, um processo. À semelhança da minha própria experiência, sei que a maioria das pessoas não tem prazer em processos lentos e longos. Gostamos de fórmulas rápidas e eficientes que resolva tudo em sete passos, doze semanas, etc.

Isso acontece porque durante a vida não observamos a própria vida. O mundo natural nos ensina a respeito do tempo certo para todas as coisas e que os atalhos são sempre mais perigosos. Tenho sido desafiado por Deus a não desejar estar no lugar certo no tempo errado, ou seja, antes do tempo. Alguém já disse que a coisa certa na hora errada é a coisa errada. O Espírito Santo tem tratado com minha vida para que eu mantenha o foco no que deve ser feito no dia de hoje.

Uma das provações mais recorrente na vida do crente está na vida de oração. Quando começamos a orar nos vem à mente inúmeras atividades e precisamos de esforço para não sair correndo deixando de fazer o que é importante para atender “urgências” e isto é apenas um exemplo.

O ministério de Jesus foi desenvolvido num equilíbrio incrível entre o ensino teórico e prático. Joao 8 é um capítulo cheio de revelações em meio às tensões dos duelos com os escribas e fariseus. Neste capítulo, por exemplo, encontramos a afirmação que Ele é a luz do mundo. Logicamente afirmações como esta geravam muitos questionamentos e contestações.

Muitos questionavam e contestavam seus ensinos, muitos outros acreditavam e em Jesus encontravam esperança e cura para suas vidas. É justamente para estas pessoas que o mestre aponta um processo que possibilita viver plena liberdade. Jesus está convidando os novos convertidos para trilhar um caminho de aprendizado e serviço.

O Espírito Santo continua a fazer a obra de Deus por meio da sua igreja. Ele nos convida a crer, nos convida também a aprender a permanecer em seu ensino. Somente os discípulos que permanecem no ensino de Jesus terão acesso a verdade que liberta. Deixe a multidão e seja um discípulo do Senhor Jesus. O discipulado é o processo por meio do qual conseguiremos obedecer aos mandamentos de Deus. Que Deus te abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário