quinta-feira, 7 de março de 2013

Décimo oitavo dia

JEJUM DOS 21 DIAS – Preparação para o ECD

Neemias 5.14-19
Durante os doze anos em que fui governador da terra de Judá, desde o ano vinte do reinado de Artaxerxes até o ano trinta e dois, nem eu nem os meus parentes comemos a comida a que eu tinha direito como governador. Antes de mim, os governadores tinham sido uma carga para o povo e haviam exigido que o povo pagasse quarenta barras de prata por dia a fim de comprar comida e vinho. Até os seus empregados exploravam o povo. Mas eu agi de modo diferente porque temia a Deus. Trabalhei com todas as minhas forças na reconstrução da muralha e não comprei nenhuma propriedade. E todos os meus empregados ajudaram na reconstrução. Também hospedei na minha casa cento e cinqüenta judeus e os seus chefes, além de todas as pessoas das nações vizinhas que vinham à minha casa. Todos os dias eu mandava preparar um boi, seis ovelhas das melhores e muitas galinhas. E cada dez dias eu mandava vir uma nova remessa de vinho. Mas eu sabia que o povo tinha de trabalhar no pesado; por isso, não pedi o dinheiro da comida a que eu, como governador, tinha direito. “Ó Deus, eu te peço que leves em conta tudo o que fiz por este povo.”

Recompensa
A porção das Escrituras para o dia de hoje mostra que Neemias foi um líder servo. Por doze anos liderou o povo de Israel como governador e abriu mão dos seus direitos por causa do temor do Senhor. Ele foi hospitaleiro e generoso e comportou-se de maneira exemplar no meio de um povo sofrido – ele sofreu juntamente com as pessoas.
No final desse texto uma oração nos mostra que Neemias esperava uma recompensa vinda do Senhor. Dessa maneira, podemos colocá-lo ao lado de grandes homens da Bíblia como Abraão e Moisés que “esperavam uma pátria melhor, a pátria celestial. Por isso Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles” (Hb 11.16).
Com o jejum e todo o trabalho de preparação para o Encontro, estramos abrindo mão de coisas que são nossas por direito com o propósito de ver a restauração de Deus sendo manifestada na vida do povo. Não busquemos recompensa imediata. Vamos esperar pela recompensa do Senhor prometida aos seus servos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário