domingo, 19 de maio de 2013

JUÍZO

JEJUM DOS 21 DIAS – DÉCIMO QUARTO DIA
Daniel 4.1-18;
O rei Nabucodonosor mandou aos povos de todas as nações, raças e línguas a seguinte mensagem: — Felicidade e paz para todos! Quero que todos saibam dos maravilhosos milagres que o Deus Altíssimo fez em meu favor. Grandes são os seus milagres, e as coisas que ele fez são espantosas! Pois ele é o Rei eterno e reinará para sempre. E continuou: — Eu, Nabucodonosor, vivia sossegado no meu palácio, e tudo ia muito bem. Mas certa noite tive um sonho que me deixou preocupado. Enquanto dormia, idéias e visões horrorosas tomaram conta de mim. Por isso, mandei chamar todos os sábios da Babilônia, para que eles me explicassem o sonho. Vieram então os sábios, os adivinhos, os astrólogos e os feiticeiros, e eu lhes contei o sonho, mas nenhum deles pôde explicá-lo. Finalmente, apresentou-se Daniel, conhecido também como Beltessazar, nome que recebeu em honra do meu deus. O espírito dos santos deuses está nele, e por isso eu lhe contei o meu sonho. Eu disse: “Beltessazar, chefe dos adivinhos, eu sei que o espírito dos santos deuses está em você e que não há mistério que você não possa explicar. Por isso vou lhe contar o sonho e quero que você explique o que ele quer dizer. Eu estava deitado na cama e, de repente, tive uma visão. Nela vi uma árvore muito alta, plantada no centro da terra. A árvore cresceu e cresceu até tocar o céu e era tão grande, que podia ser vista de qualquer lugar do mundo. As suas folhas eram belas, e ela dava tantas frutas, que o mundo todo podia se alimentar delas. Animais selvagens descansavam na sombra da árvore, as aves faziam ninhos nos seus galhos, e todos os seres vivos se alimentavam das suas frutas. Eu ainda estava sonhando, quando, de repente, vi um anjo-vigia que descia do céu e dizia em voz muito alta: ‘Derrubem a árvore, cortem os seus galhos, tirem as folhas e joguem fora as frutas. Espantem os animais que estão descansando na sua sombra e as aves que estão nos seus galhos. Mas deixem ficar o toco e as suas raízes e o amarrem com correntes de ferro e de bronze, no meio do capim bravo, no campo. Assim o sereno cairá sobre esse toco — esse homem —, e ele comerá capim como os animais. Ele perderá o juízo e começará a pensar como animal; sete anos viverá assim. Esta é a sentença dada pelos anjos, pelos anjos-vigias do céu, a fim de que todos saibam que o Deus Altíssimo domina todos os reinos do mundo. Ele dá esses reinos a quem quer, mesmo ao mais humilde de todos os homens.’ ” E Nabucodonosor terminou, dizendo: — Foi esse o sonho que eu tive, e nenhum dos meus sábios pôde me explicar o que ele quer dizer. Mas você, Beltessazar, pode dar a explicação porque o espírito dos santos deuses está em você. Portanto, explique o que o sonho quer dizer.
Juízo
Neste capítulo temos mais um sonho e sobre ele meditaremos nos próximos três dias. No início do capítulo o rei está adorando a Deus e reconhecendo Sua soberania. Note que estes três primeiros versos já são do tempo em que o rei já tinha sido restaurado da sua loucura e então ele mesmo nos conta o que aconteceu.
Ele vivia sossegado e tudo ia muito bem, até que um dia teve um sonho de uma grande árvore que foi cortada. Por causa desse sonho, o rei ficou muito perturbado e pediu que os sábios interpretassem o seu significado e como não houve alguém que pudesse dar o seu sentido, chamaram Daniel.
O sonho era o anúncio de um evidente juízo e os estudiosos não conseguiram discernir e mais uma vez nossa atenção se volta para a preparação do profeta. Ele estava preparado para responder ao rei e anunciar-lhe a vontade do Senhor. Nossa lição não é nova, mas é muito preciosa. Sempre que uma oportunidade ou necessidade aparecem, não nos permitem tempo para a preparação. Ou estamos prontos ou não seremos úteis.
Que o Senhor nos abençoe em nossa diligente consagração e preparo para que estejamos prontos no dia em que formos questionados a respeito dos sinais do Senhor. Aproveite esse dia para ler, orar e compartilhar o que Deus tem feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário